sexta-feira, 1 de julho de 2011

Parágrafos do texto diário

1°)Parágrafo: "Hoje foi um dos dias mais loucos de minha vida" --> uma oração (: período simples ).


Organização do parágrafo : Frase com um só verbo (ou seja : período simples, oração absoluta ) .


Conteúdo : expressa o motivo do registro dos fatos daquele dia no diário.


2°)Parágrafo: "De manhã, escola" --> (frase sem verbo).


Organização dos parágrafos: Parágrafos composto de uma frase sem verbo (frase nominal). Na verdade, subtende-se um verbo (mais a proposição e o artigo exigido pelo o contexto). No lugar da virgula:"fui" á.


Conteúdo:Indica o tempo e o local em que os fatos se originam. 


3°)Parágrafo:


"[Eu gosto muito da minha professora de artes.][Por se patético dizer isso com 13 anos de idade, mas é verdade.][Eu gosto tanto dela que fico mudo a aula inteira.][Seu nome é Anísia][Ela é muito bonita,de um jeito diferente da minha mãe.][A pele é negra, lisa e forte][Desde a primeira aula Anísia reparou em mim.][Nos desenhos que eu rabisquei no caderno.][Disse que eu tenho jeito para fazer caricaturas,quadrinhos que eu tenho muito humor][Fiquei tão feliz que nunca mais consegui conversar com ela][Mas quando ela pede pra gente trabalhar , eu dou o sangue.][Agora estou gostando de fazer esculturas]".


Organização do parágrafo:Parágrafo composto de 12 períodos[entre coxetes], simples e compostos. Examinemos esses conceitos em três períodos:


* "[Eu gosto muito da minha professora de Artes]". 
-->uma oração [=período simples].


*"[Fiquei tão feliz][que nunca mais consegui conversar com ela]".
-->duas orações [=período composto].


*"[Parece patética][dizer isso com 13 anos de idade,[mas é verdade]".
-->três orações [=período composto].

Nenhum comentário:

Postar um comentário